Contactos
Follow us
Desde que nos lembramos, o Alvarinho sempre esteve presente no nosso Território. Tradicionalmente, na nossa região, as videiras eram plantadas nas bordaduras dos campos, com os cereais a ocuparem lugar central nas parcelas. Em 1974, João António Cerdeira e os seus pais, António Esteves Ferreira e Maria Cerdeira, decidiram quebrar essa tradição e plantaram a primeira parcela de vinha contínua da casta Alvarinho em Melgaço. O pioneirismo de João António marcou a história da nossa família, que desde aí está ligada à produção de Alvarinho no nosso Território.
Hoje, a terceira geração da família, os irmãos Maria João e António Luís, juntamente com a sua mãe, Maria Palmira Cerdeira, continuam o projeto familiar. António Luís, formado em Enologia, construiu um profundo conhecimento da casta Alvarinho ao longo da vida. Maria João, veterinária de profissão, assume a responsabilidade pela viticultura e introduziu com sucesso o modo de produção biológico nas nossas vinhas.
A nossa visão estende-se ao Território e inclui a revitalização sustentável do meio rural envolvente. Isto levou-nos a investir no enoturismo e, mais recentemente, na produção de Infusões biológicas.
Venha descobrir connosco a cultura única das Vindimas de Alvarinho em Monção e Melgaço, onde todos se entreajudam, convidam-se os amigos e a família, come-se e bebe-se. Esta dinâmica familiar e comunitária está bem retratada no nosso Clube de Viticultores: mais de 150 famílias que se dedicam ao Alvarinho ao final do dia e aos fins de semana, obtendo um rendimento complementar. Hoje em dia, os vinhos do Soalheiro são feitos por muitas mãos em pequenas parcelas de vinha, tratadas como jardins, que vistas de cima parecem uma manta de retalhos.
Duração: 5h30min.
Antes do Alvarinho e da viticultura familiar, no nosso território praticava-se uma agricultura de subsistência. As famílias tinham campos e hortas onde existia o hábito do cultivo de ervas aromáticas para fazer infusões ou para usos culinários. Recuperámos essa tradição porque acreditamos no potencial único deste território para a produção de infusões, abraçando este projeto que muito nos apaixona. Produzimos infusões biológicas, com um processo inovador que através da desidratação a baixas temperaturas resulta em infusões com alto teor de óleos essenciais e após uma colheita e seleção manual, garante mais de 90% de folha. Os prémios têm-se sucedido em grandes concursos mundiais, como o Les Thés du Monde ou o Great Taste. Nesta visita, ficará a conhecer melhor o território, todo o processo desde a maternidade até à colheita e depois terá oportunidade de provar as infusões The Pur Terroir no território de origem, harmonizadas com produtos locais.
Duração: 1 hora.
Por favor, confirme a sua idade.