Contactos
Follow us
Embora os registos da Taboadella datem de 1255, a pesquisa histórica revelou que a sua ocupação é bem mais antiga. Remonta ao século I com a herança de uma Villae Romana, à época uma propriedade da classe rural alta constituída por uma casa, uma adega e um celeiro a par de outras pequenas construções aconchegados por uma floresta mista de pinho, carvalho e castanheiro. Esta “Silvã”, ou floresta em latim, coincide com o nome da freguesia atual – Silvã de Cima - e indicia como esta comunidade agrícola foi perdurando no tempo.
A Villae traduz uma forma de organização que funcionava como um dos pilares de sustentação do Império Romano, cuja estratégia de ocupação incluía a plantação da vinha nas terras conquistadas do interior como forma de demarcação territorial e cultural, bem como uma forma de rendimento. Destes tempos são vários os vestígios arqueológicos que aqui se têm identificado, nomeadamente cerâmicas de construção (ímbrices e tegulas) e de uso quotidiano (sigillata hispânica), mós manuais, elementos arquitetónicos, uma placa funerária em granito onde se pode ler: L∙A(hedera?) ICO / ANN(orum) XXV ∙ H(ic) ∙ S(itus) ∙ E(st) e o lagar romano, um dos mais antigos vestígios de vinificação na região do Dão.
Construído junto à vinha e não longe do casario, o lagar no penedo monólito de natureza rupestre é um dos mais antigos vestígios históricos de tecnologia de vinificação no Dão, demonstrando a importância do vinho no salário militar e um produto estratégico naqueles tempos.
O Lagar da Taboadella é constituído por três componentes básicos: o piso, o pio e o prato.
Embora tenha chegado até nós bastante informação sobre os processos de vitivinicultura da época romana, permanecem algumas incógnitas sobre o tipo de tecnologia usada na prensagem, sendo mais comummente aceite a hipótese de prensagem por uma pedra grande.
A Taboadella situa-se na Silvã de Cima - atual concelho de Sátão, distrito de Viseu - que em tempos era uma pequena freguesia incluída na terra de Golfar, que foi doada a fidalgos cavaleiros e que mais tarde passou a pertencer à Ordem de Cristo e elevada a concelho, tendo recebido foral do rei D. Manuel, a 20 de agosto de 1504.
A propriedade parece ter sido muito apetecida por diversas famílias fidalgas ao longo do tempo, como comprova a pedra de armas do séc. XIX da família Azeredo e Albuquerque, que se avista ao longe na casa principal, rodeada por um jardim secular caraterístico de uma bonita e elegante casa de família do Dão da época.
Os registos encontrados com o nome de Taboadella são ainda mais antigos. Nos séculos XVII e XVIII “Taboadella” é mencionada no Cadastro da População do Reino mandado fazer por D. João III, em 1527. No entanto, a antiguidade da propriedade recua ainda até 1258 com a sua menção na Leitura Nova de D. Manuel I, nas Inquirições de D. Afonso III.
A Wine House da Taboadella assume-se como o ponto de partida para descobrir o lugar da Taboadella. É o local ideal para usufruir de uma experiência única no Dão. Localizada junto ao jardim da casa principal e perto do lagar romano e do lago, é nesta pequena e acolhedora casa que poderá marcar a sua visita, provar os vinhos da Taboadella e os deliciosos queijos da Serra da Estrela disponíveis para venda, bem como algumas peças dos melhores artesãos locais.
Horários da Wine House: Terça-feira a domingoDe novembro a março: 10h30 – 17h30De abril a outubro: 10h30 – 19h00Dia de Encerramento: segunda-feira
Vinhos: O visitante poderá usufruir de preços especiais de produtor, entregas ao domicílio e serviço de Tax-Free.
Conhecer o Dão é descobrir as suas quintas, os seus vinhos e o povo hospitaleiro de sorriso aberto.
Na Taboadella destacamos experiências incontornáveis numa quinta onde apetece ficar e onde, no momento da partida, se promete voltar. Entre as possibilidades de descoberta desta identidade singular, não perca a oportunidade de passar um dia na Taboadella, conhecer o Rio Côvo e se desejar pela manhã poderá caminhar pela nossa vinha ao longo dos nossos percursos e conhecer os locais históricos e a fauna e a flora da propriedade.
Numa região como o Dão, as possibilidades de aprendizagem surgem com frequência e inspiradas no dia a dia. Em conjunto com grandes profissionais criámos experiências para aproveitar melhor a vida, desligar da rotina relacionada com as tecnologias e muitas vezes com uma agenda pesada, que bloqueia o convívio e o bem-estar interior.
Seguimos a filosofia do slow living, colhendo os benefícios de aprender a relacionar-nos com as coisas, conviver com mais afeto e valorizar o que é importante para nós. Procuramos por isso uma relação mais ecológica e harmoniosa com a natureza e propomos ao longo do ano novas temáticas para desacelerar, fazer uma pausa e melhorar o nosso bem-estar.
As propostas são diversificadas e incluem experiência na apanha dos míscaros, fabrico de cestaria, produção de queijo e doces, preparação de chás e infusões, cerâmica e outras artes tradicionais.
Duração aproximada 2h00 | 2h30Número de pessoas Min. 8 | Máx. 24
Com uma aposta convicta na cultura local selecionamos os melhores artistas e artesanato da região, diferentes produtos e produtores que partilham a mesma filosofia de preservação e divulgação do território, usos e costumes que constituem as tradições portuguesas. Obras destes artistas locais disponíveis para venda na Taboadella.
Por favor, confirme a sua idade.