BOTTLED STORIES NOVEMBRO - FAMÍLIA HORÁCIO SIMÕES

BOTTLED STORIES NOVEMBRO - FAMÍLIA HORÁCIO SIMÕES

A CASA AGRÍCOLA HORÁCIO SIMÕES É UMA EMPRESA FAMILIAR COM UMA LONGA HISTÓRIA. PODE PARTILHAR CONNOSCO SOBRE AS SUAS ORIGENS E COMO A TRADIÇÃO FAMILIAR INFLUENCIOU O TRABALHO AO LONGO DOS ANOS?
FAMÍLIA HORÁCIO SIMÕES: A CASA HS É UMA CASA DESDE SEMPRE LIGADA A AGRICULTURA VARIADA SÓ MUITO MAIS TARDE SE DEDICOU QUASE EM EXCLUSIVO A VITIVINICULTURA, NASCEU PELAS MÃOS DO NOSSO BISAVÔ QUE FOI ADQUIRINDO PARCELAS DE TERRENO E PLANTANDO DESDE GÃO A OLIVAL E AS VINHAS, A NOSSA REALIDADE PASSA PELO MINIFÚNDIO COM MUITA DIVERSIDADE DE TERRENOS, PENSO QUE SEJA ESSA DIVERSIDADE QUE FAZEM COM QUE OS NOSSOS VINHOS SEJAM DIFERENTES. CREIO QUE A FORMA COMO OS NOSSOS ANTEPASSADOS VIVERAM E O QUE NÓS PRESENCIAMOS PELAS MÃOS DO NOSSO AVÔ NÃO PODÍAMOS TER OUTRA FORMA DE ESTAR NESTE MUNDO, IMAGINEM O QUE SEJA ESTARMOS EM REFEIÇÕES DE FAMÍLIA QUE MAIS UMA MENOS UMA CONVERSA TÍNHAMOS DE FALAR DE E SOBRE OS VINHOS, FICOU E VAI FICAR PARA SEMPRE NO NOSSO SER.


 
QUAL O MOMENTO MAIS MARCANTE DA HISTÓRIA DA FAMÍLIA HORÁCIO SIMÕES?
FAMÍLIA HORÁCIO SIMÕES: A FASE REVOLUÇÃO DO HS FOI QUANDO O AVÔ DECIDIU NA DÉCADA DE 70 APOSTAR EM CASTAS PORTUGUESAS QUE ESTAVAM EXTINTAS, A PROCURA DA DIFERENCIAÇÃO DE TODA A REGIÃO.

 

QUAIS SÃO OS VINHOS MAIS EMBLEMÁTICOS DA CASA AGRÍCOLA HORÁCIO SIMÕES E O QUE OS TORNA ESPECIAIS?
FAMÍLIA HORÁCIO SIMÕES: PENSO QUE SEJAM OS GENEROSOS EM GERAL, EM RELAÇÃO A SEREM ESPECIAIS DIZ VOCÊ E AGRADEÇO ESSA DISTINÇÃO, O QUE NÓS FAZEMOS QUESTÃO É EM MANTER OS MÉTODOS MAIS ANCESTRAIS NA PRODUÇÃO DOS MESMOS.

 

QUAIS SÃO AS VARIEDADES DE CASTAS QUE MAIS TRABALHAM? E COMO O TERROIR DA PENÍNSULA DE SETÚBAL INFLUENCIA O PERFIL DOS VINHOS?
FAMÍLIA HORÁCIO SIMÕES: NA NOSSA CASA SÓ TRABALHAMOS CASTAS REGIONAIS UMAS MAIS OUTRAS MENOS BADALADAS, POR ORDEM DECRESCENTE, CASTELÃO, MOSCATEL SETÚBAL, MOSCATEL ROXO, BASTARDO, BOAL DO BARREIRO E RABO DE OVELHA. EM RELAÇÃO AO TERROIR SETÚBAL TEM MUITO QUE SE LHE DIGA, POIS TEMOS VÁRIOS TERRITÓRIOS DIFERENCIADORES QUE VAI DESDE OS TERRENOS ARENOSOS PARA SUL QUE NÃO ME IDENTIFICO ATÉ A TERRENOS ARGILO-CALCARIOS PARA POENTE ONDE AS NOSSAS VINHAS ESTÃO INSERIDAS, O QUE NOS DÁ UMA FRESCURA DIFERENCIADORA, TEMOS SEMPRE O CUIDADO QUE O ANO AGRÍCOLA E A VINHA ESTEJA DENTRO DA GARRAFA.


 
A REGIÃO DE SETÚBAL É FAMOSA PELO MOSCATEL DE SETÚBAL. QUAIS OS DESAFIOS QUE A CASA HS ENCONTRA RELATIVAMENTE À SUA PROMOÇÃO E CONSUMO?
FAMÍLIA HORÁCIO SIMÕES: NA CASA HS VAMOS CONTINUAR COM A MESMA POSTURA QUE TIVEMOS AO LONGO DOS ANOS, TENTAR FAZER O MELHOR TODOS OS ANOS, MAS SEMPRE MANTENDO A NOSSA IDENTIDADE, O CONSUMO TEM DESDE SEMPRE ALTOS E BAIXOS, MAS O QUE SEJA FEITO COM MUITO AMOR E CARINHO TEM SEMPRE RECONHECIMENTO DO MERCADO.

ACREDITO QUE INOVARMOS, MAS MANTENDO A TRADIÇÃO É A CHAVE.

 
QUAL A ABORDAGEM NA ESCOLHA DO TEMPO DE ENVELHECIMENTO DO MOSCATEL? EXISTEM CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS QUE PROCURAM DESENVOLVER AO LONGO DOS ANOS?
FAMÍLIA HORÁCIO SIMÕES: EM RELAÇÃO A ESSA QUESTÃO VAMOS MANTER A NOSSA FORMA DE TRABALHAR, NOS MOSCATÉIS NOVOS VAMOS ALEM DO OBRIGATÓRIO EM RELAÇÃO AO TEMPO DE ESTÁGIO É E SERÁ A NOSSA APROVAÇÃO MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE AS OFICIAIS. FALANDO DOS MOSCATÉIS VAIS VELHOS SÃO OS PRÓPRIOS VINHOS QUE NOS DIZEM QUANDO PRETENDEM SER LANÇADOS PARA O MERCADO. NA NOSSA IDEIA O TEMPO DE ESTÁGIO E A DIVERSIDADE NA FORMA DE ESTÁGIO SÃO A CHAVE DA DIFERENCIAÇÃO.


 
COMO MANTEM UM EQUILÍBRIO ENTRE TRADIÇÃO E ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS TENDÊNCIAS NO MUNDO DO VINHO?
FAMÍLIA HORÁCIO SIMÕES: EM RELAÇÃO A ESTA QUESTÃO PARA NÓS NÃO TEM CONVERSA VAMOS CONTINUAR A FAZER O QUE SEMPRE FIZEMOS, INTERLIGAR O QUE O NOSSO AVÔ NOS ENSINOU COM O QUE APRENDEMOS NA ESCOLA E COM AS INOVAÇÕES QUE VÃO APARECENDO. NA NOSSA IDEIA SEGUIR TENDÊNCIAS E PARA QUEM NÃO TEM IDENTIDADE, VAMOS MANTER A NOSSA.


 
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE ENFRENTAM NA PRODUÇÃO DE VINHOS TRANQUILOS EM COMPARAÇÃO COM O MOSCATEL?
FAMÍLIA HORÁCIO SIMÕES: OS DESAFIOS TEM SIDO BASTANTES, TEMOS VINDO A LANÇAR PARA O MERCADO VINHOS COM UMA IDENTIDADE MUITO MARCADA E RECUPERANDO ALGUMAS CASTAS PRATICAMENTE EXTINTAS, TEM SIDO O CAMINHO ESCOLHIDO PARA VERMOS SE O MERCADO RECONHECE OS NOSSOS VINHOS TRANQUILOS.

 

COMO VÊ O FUTUTO DA CASA HC? EXISTEM PLANOS PARA NOVOS VINHOS OU NOVAS DIREÇÕES DE PRODUÇÃO?
FAMÍLIA HORÁCIO SIMÕES: SEMPRE COM NOVOS VINHOS NA IDEIA, MAS TAMBÉM SEMPRE COM A A TRADIÇÃO E CLASSICISMO INERENTE A NOSSA IDENTIDADE. E QUE CONTINUAMOS A ESTUDAR NO NOSSO PASSADO PARA NOSSA INSPIRAÇÃO PARA O FUTURO.


 
POR FIM, QUE MENSAGEM GOSTARIAM DE DEIXAR AOS CONSUMIDORES E ENTUSIASTAS QUE APRECIAM OS VINHOS DA CASA HORÁCIO SIMÕES?
FAMÍLIA HORÁCIO SIMÕES: PROVEM MUITO E NÃO SE AGARREM A IDEIA DE NÃO GOSTAREM DE UMA CASTA OU DE UM PRODUTOR OU DE UMA REGIÃO. NÃO BEBAM COM MODERAÇÃO, NUNCA SE ESQUEÇAM QUE UMA PROVA É SEMPRE UMA COMPARAÇÃO. NÃO ABRAM UMA GARRAFA COM UMA IDEIA PREFORMADA. 

Deixe um comentário

Os comentários precisam de ser aprovados antes de publicados.